sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A prevenção sempre é a melhor forma de segurança




Os imprevistos sempre estão à nossa volta e como nenhuma pessoa está livre de ser vítima de ocorrências que não dependem da nossa vontade, principalmente das que são causadas pelas forças da natureza, é muito importante que você e a sua cidade estejam preparados para enfrentá-las. Para isso são necessárias ações e atitudes preventivas que têm o objetivo de evitar que o desastre ocorra. Entre as ações mais seguras para a cidade está a constituição de uma Defesa Civil, ou melhor, de uma comunidade organizada e treinada para prevenir e encontrar soluções eficientes para os efeitos dos desastres. A Prefeitura tem a missão e a responsabilidade de criar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da sua cidade e você tem o compromisso de participar e ajudar a população a seguir as orientações de segurança e prevenção.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é a Prefeitura e a comunidade trabalhando em conjunto pela prevenção de acidentes.

DEFESA CIVIL:
É um conjunto de ações preventivas, preparativas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas coordenadas e realizadas pela Prefeitura, destinadas a evitar os efeitos dos desastres provocados pela natureza e pelo homem, garantir a segurança, a tranquilidade das pessoas e das comunidades em situações de perigo e risco.

PREPARAÇÃO PARA EMERGÊNCIAS E DESASTRES:
Conjunto de medidas e ações para reduzir ao mínimo as perdas de vidas humanas e outros danos, organizando oportuna e eficazmente as ações que devem ser realizadas em caso de acidentes. Exemplos: confecção do plano de contingência, manutenção de uma equipe treinada para socorro, instalação de sistema alerta e alarme, dentre outros.

IDENTIFICAR AS ÁREAS DE RISCO É O 1° PASSO:
Os Mapeamentos de Áreas de Risco são elaborados por uma equipe multidisciplinar, que pode ou não ser composta por integrantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Também auxiliam no mapeamento os integrantes das comunidades, o que torna mais fácil o planejamento de ações mais eficientes na prevenção, preparação e resposta ao desastre.

AÇÕES PREVENTIVAS:
Conjunto de ações cujo objetivo é impedir ou evitar que eventos adversos, naturais ou gerados pela atividade humana, causem danos. Por exemplo: mapeamento das áreas de risco, campanhas educativas para alertar as comunidades, desassoreamento dos rios, preservação das matas ciliares, limpeza de esgotos e bueiros e contenção de barrancos, entre outras.
(Textos e imagens da Cartilha da Defesa Civil de Minas Gerais)




Nenhum comentário:

Postar um comentário