sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Plano de Contingência prepara a cidade para enfrentar o período chuvoso

Por determinação do Governo de Minas, os municípios estão se organizando e montando um Plano de Contingência, seguindo um modelo da Defesa Civil do Estado. Cataguases, que em dezembro de 2008 enfrentou a pior enchente de sua história, atendeu imediatamente o pedido do governador Aécio Neves e, pela primeira vez, se planeja com antecedência para lidar com a possibilidade de ser atingida novamente pela cheia dos rios e por desabamentos nos morros. Na última quarta-feira, dia 7 de outubro de 2009, o Prefeito Willian Lobo de Almeida apresentou, no auditório da Policlínica Municipal, o documento que detalha as ações e seus responsáveis, em situações de emergência e calamidade pública.

“Desta vez não vamos ser pegos de surpresa. Estamos trabalhando na prevenção por enquanto, mas caso ocorra a enchente, estamos organizados e treinados para agir prontamente. Quando digo nós, não me refiro apenas às equipes da Prefeitura, mas a toda uma comunidade que está integrada conosco. Nosso Plano de Contingência envolve a Defesa Civil, da qual eu, Prefeito, faço parte, e também todos os funcionários públicos, cada um com uma função. Envolve também o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, inclusive a de Meio Ambiente, empresas, escolas, diversas outras organizações e cada cidadão desta cidade”, afirmou Willian. O Prefeito citou sua experiência com este tipo de problema, já que a vida inteira lidou com a enchente no bairro em que sua família mora, o Pouso Alegre.

No auditório da Policlínica, estavam presentes, além da equipe da Prefeitura e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Tiro de Guerra, Energisa, Brookfield (Brascam), Arpa Ambiental (associação regional de proteção ambiental), Vert Ambiental, Uamc (União das Associações de Moradores), associações de moradores de diversos bairros, clubes de serviços Rotary e Lions, Associação Comercial (Acic), Instituto Francisca de Souza Peixoto, Senai, Cisum (Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata), além de diversos empresários locais.

“Precisamos unir forças para que o plano dê certo e tenhamos como minimizar os danos humanos, ambientais e econômicos, porque a previsão que temos é de bastante chuva nos próximos meses”, pediu o Prefeito. “Estamos fazendo um mapeamento das áreas de risco e mantendo vigilância. Contamos com a maior conscientização da população, não jogando lixo nos rios e bueiros. Vamos começar na próxima semana uma operação de limpeza dos bueiros da cidade. Pedimos que não deixem também entulho, areia e brita nas calçadas, porque chove e tudo isso vai para os bueiros e rios”, completou Willian.

O Plano de Contingência é um documento com 25 páginas, incluindo, nos anexos, os telefones de contato de todas as pessoas envolvidas e os recursos necessários para as operações de emergência, como barcos, máquinas e equipamentos de segurança. Empresários locais estão sendo convidados a colaborar, doando recursos para a Defesa Civil, assim como estão sendo cadastrados os proprietários de barcos e máquinas que se disponham a emprestá-los em caso de necessidade.

Um comentário:

  1. MEUS QUERIDOS AMIGOS ESTOU A DISPOSIÇÃO DA PREFEITURA DE CATAGUASES, CASO NECESSITE DE AJUDA POIS SOU VOLUNTÁRIO E JÁ ESTIVE AJUDANDO A CIDADE EM DEZEMBRO 2007 . ESPERO QUE NÃO PRECISE.
    MAIS QUALQUER COISA ESTAREI AQUI SEMPRE PRONTO A AJUDAR.POIS AMO ESTA CIDADE.
    MEU TEL.
    21 8188-6029
    21-7704-4249

    ResponderExcluir